quinta-feira, 11 de março de 2010

Nas Águas da Lusofonia

É engraçado, apesar de Brasil e Portugal falarem a mesma língua, as entonações e significados nem sempre são os mesmos. Por isso decidi dar uma navegada por essas diferenças, fazer tipo um dicionário, saca?! Começo com algumas palavras que me chamaram
à atenção estes dias lendo um jornal da terrinha.


Bebê escreve-se assim por aqui, lá em Portugal escreve-se bebé. A princípio parece só uma mudança de entonação, não é?! Mas pra mim parece mais nome de jogador de futebol baiano ou pai de santo. Imaginem: Num faça isso, visse! Pai Bebé falô que dava um desacerto lascado.


Tem umas melhores, injeção e bunda. Lá em Portugal chamam-se, respectivamente, pica e rabo. Já se vê onde isso pára, né?!


Broche, por exemplo, aqui é um simples adorno. Agora, entra numa loja em Portugal e pede um broche... se não te puserem pra correr, vão chamar a polícia ou te encher de porrada, sabem por quê? Broche é tão singelo quanto boquete.


Autoclismo, alguém sabe o que é?! Então vai a dica, se você for a um banheiro lá na terrinha, que diga que o autoclismo está escangalhado, não cague. A não ser que você queira deixar um presentinho para os próximos, pois a descarga não estará funcionando.


Há a famosíssima bicha. Não, não estou falando do Roberto Leal. É que, como muitos sabem, bicha em Portugal é fila. Quantas vezes não fui para o rabo da bicha para poder comer...


Do mesmo naipe há o borrego. Como é bom comer um borrego!!! É mesmo, é uma carneiro ou ovelhinha bem jovem. São tão tenros...


Mas nem tudo é ruim, se você for à padaria e pedir cem gramas de presunto, não virá presunto. E você se pergunta o que há de bom nisso, vou à padaria peço presunto e vem salame?! Não, é que presunto em Portugal é o de parma o outro é fiambre.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu cá em vez de veado digo bicha, cá tb se usa esse termo... a bela da bichinha...

e broche dá pra´s 2 coisas...

...mas se fores à padaria, tanto faz pedir salame ou outra coisa, pois aqui padaria só vende pão mesmo!

tens q cá vir relembrar isso tudo.
beijo!!

Unknown disse...

ENTONAÇÃO? OU ENTOAÇÃO?
He! He!