sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lições Midiáticas

Esses dias me peguei vendo video show. Estava almoçando e passava o infame programa, que serve apenas para promover outros programas da emissora que o transmite. Belíssima utilidade, heim?! Naquele vai e vem de besteiras e futilidades vi uma atriz, nem sei como descrevê-la, dessas que está começando, fazendo malhação ou coisa assim, se explicando por causa de um vídeo que a mesma postara na internet e causara grande repercussão.
Daí me detive para ver o que ela havia feito ou dito no tal vídeo. Não passou na integra, mas as partes que apareceram, que eu prestei atenção pelo menos, ela falava que não era nada diante de um universo tão grande, que não tinha problemas e coisa assim. Obviamente isto me levou a ver as asneiras que ela disse na integra. Assim que terminei de almoçar fui pro youtube para ver aquele manancial de sabedoria.
Comecei a assistir o vídeo e aquela menina fazia o discurso completamente resfolegante, dizendo o dia e o lugar, que por acaso era dia de Santa Bárbara, de Iansã. Ela, uma pobre menina rica, que desde os cinco anos não punha os pés no Jardim Botânico, decidiu entrar lá nesse dia. Ficou extasiada, tomou banho de chuva e decidiu mudar sua atitude perante as pessoas, o mundo o cosmos! Incrível!!!
Depois o discurso começa a ficar meio lenga-lenga, tipo o segredo (aquele livro fundamental para qualquer patricinha ou dondoca), cheguei até a pensar que algumas coisas podiam ser fruto de uma ida à sessão do descarrego, visto o discurso ecumênico da menina. Porém, como infelizmente tenho o tal livro em casa (fruto de duas mulheres bem antenadas na moda literária), fui dar uma folheada para ver de onde vinha o discurso.
Claro, estava tudo lá naquele bendito livro! As mudanças são fruto do poder da mente, da consciência, e todo esse trololó. Mas o que me impressionou, de verdade, foi a menina dizer que ela não tem problemas, que ninguém tem problemas! Ora, ela realmente não deve ter problemas, mas dizer que ninguém tem problemas só pode ser fruto de uma vivência restrita, limitada pelos bairros de Ipanema, Lebleon e adjacências. Esse é o problema dela, que a tão aclamada consciência dela não percebe, mas fazer o quê?!
O pior de tudo, que ao escrever este texto acabei fazendo uma mini pesquisa. Meio superficial, é verdade, mas dei uma olhada no youtube, uma lida num livro medonho e ainda assisti o tal video show. Foi aí que de súbito, como a menina do vídeo, tive uma mudança na minha percepção de mundo e de vida. Descobri que ninguém fica a salvo da implacável industria de produção de bobagens culturais, nem mesmo eu(quanta presunção!), que deveria ter um certo distanciamento devido à minha área de estudo.
Falar nisso… alguém já tem um palpite para o vencedor do big brother?!

Nenhum comentário: