sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os Dez Mandamentos do Trânsito Carioca

Qualquer um sabe que o trânsito carioca é um tanto caótico. Não pelos engarrafamentos, como em São Paulo, mas pela mentalidade e ações dos nossos motoristas. Contudo, só experimentando ir para o meio desse trânsito é que sabemos como ele é de fato caótico. No meu caso, o trabalho de campo não se deu a partir do momento que comecei a dirigir um carro, na verdade foi uma bicicleta.
Dirigindo essa bicicleta fui vendo o que acontecia, até porque essa mania de ser politicamente correto me fez parar em sinais, não andar na contramão ou calçadas. Devem estar achando que eu sou um idiota, talvez seja. O fato é que desde que elegi a bicicleta como meu principal meio de transporte tenho seguido as regras (exceto pelo álcool e direção).
Daí tive que me meter no meio do trânsito, porque da Tijuca pro Centro (de onde moro para onde trabalho) não há uma única ciclovia. Foi aí que vi como funciona o trânsito carioca, como os motoristas são amáveis uns com os outros e, principalmente, como todos, de ônibus a motos, respeitam e reconhecem os ciclistas. Fantástico! É de chorar...
O que se segue é uma pequena lista dos dez mandamentos cariocas, feito a partir dessa gratificante experiência que é dirigir no Rio de Janeiro. Podia incluir uma lista bem maior, mas esta parece-me sintetizar o espírito da coisa.



1º Buzinai-vos uns aos outros

2º Tu és o único nesta estrada

3º Não reconhecerás outro motorista além de ti

4º Não fiques na pista da direita em vão, ultrapassa

5º Lembra-te dos fins de semana, só há péssimos motoristas

6º Xingarás sempre que possível

7º Quando bateres, nunca admitas a culpa

8º Jamais darás passagem a pedestres ou bicicletas

9º Ultrapassa os sinais Vermelhos

10º Sempre que o carro do outro for melhor, amassa-o

Nenhum comentário: